Socialismo

Socialismo é um termo abrangente que se refere a uma variedade de teorias económicas, políticas e sociais. A maioria contrasta com o capitalismo, opondo-se à propriedade privada, às relações competitivas e aos mercados livres e sem restrições. Dentro do pensamento socialista, existem diferenças em relação ao facto de quanto o governo deve controlar a economia, se o governo deve controlar a economia de todo, e se a trancisão para o socialismo deve ser implementado por meio de reformas ou revoluções.

Prout, muitas vezes caracterizado como “socialismo progressivo”, fornece um sistema único e integrado que se alinha às abordagens socialistas, mas também difere em aspectos importantes. Em relação à propriedade, Prout cria uma estrutura económica de três níveis, que permite a propriedade privada de pequenas empresas, a fim de estimular a inovação. No entanto, a maior parte da atividade económica de médio e grande porte é controlada por cooperativas independentes, juntamente com as principais indústrias estatais. Por meio da descentralização económica, Prout substitui o planeamento centralizado a nível nacional pelo controlo local dos mercados, a fim de criar autossuficiência e riqueza locais.

Enquanto o socialismo está essencialmente preocupado em fornecer aos seres humanos bem-estar material, os valores de Prout são baseados em valores neo-humanistas universais, que vêem a economia como um meio de apoiar não apenas a vida humana, mas também de proteger o mundo natural. É uma abordagem ecológica que respeita os direitos não negociáveis ​​da Natureza.

Prout, portanto, incorpora características úteis do capitalismo de pequena escala e do socialismo, enquanto, ao mesmo tempo, transcende ambos.

Cortesia de: Prout Global

Maheshvara PachecoSocialismo