Uma Nova Hegemonia? Desafios e Alternativas para a Ordem Global
Autoria: Luara Balista – Aluna de Licenciatura do curso de Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)/ Universidade de Coimbra (Portugal) e membro do Grupo de Estudo da Teoria de Utilizacao Progressiva GETUP.Nota Prévia: Este artigo foi escrito em Portugês do Brasil. O sistema político internacional vem sendo marcado por um ciclo contínuo…
Objetivo e justificação para as Patentes
As patentes impõem restrições ao fluxo de informação e ideias que, idealmente, seriam deixadas livres e desimpedidas numa sociedade moderna. Todo o conhecimento atual se baseia em conhecimento anterior que a humanidade foi recolhendo ao longo de milénios, e só partilhando o conhecimento existente é que podemos aumentar a nossa compreensão do mundo e encontrar…
Como aplicar os conceitos de Comércio Livre e de Protecionismo, para o benefício de todos?
O comércio livre e vantajoso para países industrialmente e tecnologicamente desenvolvidos, sendo adequado para intercâmbios entre nações ricas. Contudo, este tipo de acordo comercial e contraproducente para os países mais pobres, pois as suas indústrias nascentes nunca terão oportunidades de crescer e de desenvolver quando colocadas em competição com os produtos das nações mais desenvolvidas.…
Como tornar ricas as regiões e nações pobres? (parte 2)
Continuando a dar respostas a esta pergunta, citamos o livro Despertar para uma Nova Economia: “Para prosperar, um país precisa de se concentrar nas áreas de produção que produzem os mais altos retornos crescentes. Quando uma atividade tem retornos crescentes, quanto mais produz, maior é a produtividade. A produção industrial enquadra se nesta categoria. Uma…
Como tornar ricas as regiões e nações pobres?
A analise histórica do desenvolvimento industrial e por consequência económica das nações demonstra a necessidade do envolvimento do Estado para que tal possa acontecer. No capitulo 6 do livro “Despertar para uma Nova Economia” os autores apresentam o seguinte texto: Para que uma economia seja bem sucedida, o Estado precisa de ter um papel fundamental…