Como aplicar os conceitos de Comércio Livre e de Protecionismo, para o benefício de todos?
O comércio livre e vantajoso para países industrialmente e tecnologicamente desenvolvidos, sendo adequado para intercâmbios entre nações ricas. Contudo, este tipo de acordo comercial e contraproducente para os países mais pobres, pois as suas indústrias nascentes nunca terão oportunidades de crescer e de desenvolver quando colocadas em competição com os produtos das nações mais desenvolvidas.…
Como tornar ricas as regiões e nações pobres? (parte 2)
Continuando a dar respostas a esta pergunta, citamos o livro Despertar para uma Nova Economia: “Para prosperar, um país precisa de se concentrar nas áreas de produção que produzem os mais altos retornos crescentes. Quando uma atividade tem retornos crescentes, quanto mais produz, maior é a produtividade. A produção industrial enquadra se nesta categoria. Uma…
Como tornar ricas as regiões e nações pobres?
A analise histórica do desenvolvimento industrial e por consequência económica das nações demonstra a necessidade do envolvimento do Estado para que tal possa acontecer. No capitulo 6 do livro “Despertar para uma Nova Economia” os autores apresentam o seguinte texto: Para que uma economia seja bem sucedida, o Estado precisa de ter um papel fundamental…
Políticas para o Desenvolvimento
Como tornar Ricos os Países Pobres: A Economia do Comercio Livre ao Comércio Justo Historicamente os países desenvolveram se, através de processos de industrialização, com o apoio do Estado protegendo as suas jovens indústrias. Reino Unido (séc. XIX,) Estados Unidos da América até meados séc. XX protegeram as suas indústrias com tarifas de importação relativamente…
Princípio 3 – Deve haver a máxima utilização das potencialidades físicas, intelectuais e espirituais do indivíduo e do coletivo
Enquanto o segundo princípio identifica a gama de recursos que existem e defende a sua máxima utilização e a sua distribuição racional. Mas só os seres humanos podem utilizá-los para produzir objetos ou criar serviços úteis. Assim o terceiro princípio defende que devemos utilizar ao máximo o potencial humano, quer a nível individual, quer a…