O Prout Research Institute Portugal (PRIP) foi fundado em 2013 com a missão de dar a conhecer o sistema socio-económico proutista, de forma integral e demonstrativa. Na nossa essência, somos uma associação de activistas, cidadãos, apaixonados pela ideia duma sociedade mais justa, sustentável e dinâmica, onde a diversidade e fraternidade são encorajadas e celebradas. Assim, divulgamos e promovemos a visão de uma sociedade mais cooperante e próspera, através de o empoderamento individual e colectivo que se manifesta na forma como a sociedade é gerida.
Organizamos eventos e juntamos pessoas no intuito de promover a discussão e o debate sobre desenvolvimento sustentável (leia-se aqui sustentabilidade não só ecológica, mas também social, política e económica) do nosso país. Conferências, encontros, debates, círculos de estudo e formações são alguns dos nossos focos.
Recentemente, demos mais um passo em frente no nosso esforço de dinamizar o nosso trabalho e criar mais impacto, decidindo agregar voluntários apaixonados por um sonho comum, formando grupos de trabalho com tarefas e missões específicas, coordenadas num modelo inspirado na sociocracia.
Visão
Uma sociedade Universal, cooperante e próspera que permite a plena expressão do potencial de todos os seres humanos em respeito com a natureza.
Missão
O PRIP trabalha para desenvolver e fornecer soluções práticas para os desafios sociais, económicos e ambientais – soluções que promovem uma sociedade mais justa e equitativa através de valores holísticos, democracia económica, autosuficiência local e regional.
Valores
- Universalismo – A humanidade é una e indivisível
- Neohumanismo – A expansão do humanismo a todos os seres vivos e ao planeta.
- Equidade – distribuição justa e racional
- Utilização Racional de Recursos
- Liberdade – religiosa/espiritual, étnica, cultural, intelectual
- Cooperação
- Democracia económica
- Economia “tri-partida” – cooperativas, privado, público
- Descentralização do poder e da riqueza
- Liderança ética em cooperação coordenada
- Resiliência económicas das Bio Regiões