A filosofia subjacente de Prout é fundamentalmente de natureza espiritual, não porque subscreve a uma visão religiosa específica, mas porque reconhece a unidade inerente de toda a vida e a essência espiritual no âmago de todos os seres. Essa visão espiritual também reconhece a convergência entre consciência e matéria, criando uma rede viva na qual os humanos se devem esforçar para coexistir em harmonia.
Os seres humanos não são apenas seres físicos e mentais, mas também espirituais. O planeamento político e económico deve, portanto, reconhecer essas três dimensões da vida. A espiritualidade engloba a racionalidade, os valores universais e a ciência, e não deve ser confundida com nenhum domínio religioso específico. A espiritualidade pode ser descrita como a sabedoria universal no centro de todas as religiões.
A visão de Prout apoia a humanidade no alcançe do progresso, não apenas na esfera material ou mental, mas no alcançe da felicidade interior através da auto-realização a nível espiritual. A sua estrutura económica e social foi desenvolvida para atender às necessidades básicas das pessoas, permitindo que elas se concentrem no desenvolvimento de qualidades de amor, compaixão e igualdade entre si e com o mundo natural.
Cortesia de: Prout Global