Conferências

Organizamos conferências e outras eventos no entuito de promover ideias progressivas e o debate sobre a nossa realidade social. Durante os anos que estamos activos foram inúmeros os pequenos e grandes encontros que tivemos o privilégio de tornar realidade.

 

Encontros de Democracia Económica em Ação – Estas conferências, organizadas anualmente, são um ponto de encontro de pessoas e instituições que procuram novas soluções e modelos socio-económicos centrados nas pessoas e no planeta, com uma perspectiva local e global. Apresentam novos exemplos de democracia económica, desenvolvimento de economias locais resilientes, cooperativas geridas pelos trabalhadores ou produtores, empreendimentos sociais e ambientais, etc.

Conferência de Desenvolvimento Económico Local – O Alimento como (Base) do Nosso Sustento – O objectivo desta conferência consistiu em reunir um conjunto de actores preocupados com o desenvolvimento local e activamente envolvidos na procura de soluções para viabilidade económica e sustentabilidade dos territórios rurais, e em particular da Beira Interior para, em conjunto, refletir e contribuir para uma maior cooperação entre os envolvidos. Pretende-se também apresentar o panorama actual com fim a ultrapassar velhos estereótipos e preconceitos sobre diferentes modelos agrícolas, e relacionados com o mundo rural de forma a sensibilizar a comunidade para as vantagens do consumo local no desenvolvimento e sustentabilidade da economia da região.

(R)Evolucionar Portugal – Um Novo Mundo é Possível – A conferência constituiu uma oportunidade de reflexão com a participação de especialistas de várias áreas de conhecimento nos campos das ciências, da tecnologia e das humanidades, que confluam na temática da (R)Evolução de Portugal e do Mundo, em diferentes domínios da realidade – educação e cidadania, democracia e participação cívica, sócio-economia, cooperativismo, políticas sociais e ambiente.

Forum Internacional de Democracia Económica – O Fórum reuniu palestrantes, nacionais e internacionais, especializados em várias áreas de conhecimento que integram o modelo de Democracia Económica, o qual se baseia em métodos de inovação social das comunidades rurais e urbanas, assentes na cooperação, desenvolvimento e crescimento mútuo. Este I Fórum Internacional está inserido num esforço de longo prazo para o projecto de divulgação e apoio na implementação da Democracia Económica, um sistema sócio-económico que conflui num novo paradigma económico-estrutural baseado na descentralização do poder económico assente em valores humanos de troca e partilha.

Maheshvara PachecoConferências