A estrutura económica de Prout possui três camadas.
- Os principais setores, como a energia, pertencem e são operados pelo governo local ou estatal.
- As empresas de médio e grande porte operam como cooperativas e são de propriedade dos trabalhadores.
- As empresas privadas de pequena escala são de propriedade de indivíduos.
O principal defeito do capitalismo é que ele criou uma economia centralizada e com único fim a maximização de lucros. Isso consolida o poder económico nas mãos de alguns indivíduos e algumas grandes corporações. No modelo proutista, essas empresas monopolistas são transformadas em cooperativas.
O modelo cooperativo coloca a tomada de decisão e o poder executivo nas mãos dos funcionários de uma empresa, em vez de um pequeno número de CEOs e accionistas.
As cooperativas da Mondragon na Espanha demonstraram que as cooperativas são a maneira mais eficaz de reduzir a desigualdade e manter o pleno emprego. Outros benefícios das cooperativas incluem a contratação de residentes locais e investimento comunitário. Com a mudança de grandes empresas privadas para cooperativas, Prout alcançará uma democratização da economia que responderá às necessidades das comunidades.
Cortesia de: Prout Global
1 comment
Join the conversationEmprego | PRIP – Prout Research Institute Portugal - May 18, 2020
[…] que o ritmo de automação aumenta. A remuneração será assegurada através do extenso sistema de cooperativas de Prout, que será responsável pela maior parte da produção na economia. A estrutura de […]
Comments are closed.