Como tornar Ricos os Países Pobres: A Economia do Comercio Livre ao Comércio Justo
Historicamente os países desenvolveram se, através de processos de industrialização, com o apoio do Estado protegendo as suas jovens indústrias. Reino Unido (séc. XIX,) Estados Unidos da América até meados séc. XX protegeram as suas indústrias com tarifas de importação relativamente elevadas, ou com outros métodos. Depois promoveram as teorias de comércio livre sem intervenção do estado, para ganhar mercados para os seus produtos, impedindo de fato que outras regiões ou nações pudessem desenvolver industrialmente também.
O livro Despertar para uma Nova Economia (editado em português pelo PRIP) sugere um conjunto de acções para ativar o processo de desenvolvimento de cada território:
1. Primeiro, o governo deve participar ativamente na economia. Pois nenhum país se desenvolveu economicamente sem um sector estatal forte para apoiar o sector privado.
2. Cada país tem que desenvolver a sua indústria e a sua tecnologia.
3. As políticas comerciais devem proporcionar um comércio justo para todos os intervenientes. Os atuais acordos de comércio livre beneficiam de forma desigual as partes que vão já mais a frente, impedindo o desenvolvimento dos mais pobres.
4. As leis das patentes devem ser reformuladas para maximizar os benéficos para a humanidade e não ser um instrumento de privilégio para alguns.
5. A vantagem de iniciar um processo de industrialização mais será de não cometer os mesmos erros dos outros, com custos ambientais elevados que a natureza e as populações locais costumam pagar.
Para uma análise mais profunda ver:
https://analepsis.files.wordpress.com/2011/08/ha-joon-chang-bad-samaritans.pdf
Se quiser adquirir o livro: “Despertar para uma Nova Economia”, pode encomendar aqui na nossa loja online.
(ilustração: sarar.pela.arte)
Leave a Reply