A analise histórica do desenvolvimento industrial e por consequência económica das nações demonstra a necessidade do envolvimento do Estado para que tal possa acontecer.
No capitulo 6 do livro “Despertar para uma Nova Economia” os autores apresentam o seguinte texto:
Para que uma economia seja bem sucedida, o Estado precisa de ter um papel fundamental de investimento no desenvolvimento industrial, na proteção de industrias incipientes, no desenvolvimento do comercio e no fornecimento da infraestrutura e dos serviços essenciais exigidos pela sociedade. Atualmente, existe uma tendência para condenar qualquer tipo de envolvimento governamental na economia. No entanto, todas as economias de sucesso tiveram, e continuam a ter, um envolvimento muito forte do governo, ao subsidiar, direta ou indiretamente, as empresas e orientar a economia.
Nos Estados Unidos, isto foi conseguido através do sistema de aquisição militar do Pentágono e, nos países escandinavos através de empresas publicas e de um Estado Social muito forte. No Japão, isso foi conseguido através do poderoso Ministério do Comercio Internacional e Industria, que estava diretamente envolvido na elaboração dos planos económicos para o pais. Na Coreia do Sul, Taiwan e Singapura, o Estado teve um papel proeminente na proteção da industria local, subsidiando-a sempre que necessário, planeando a economia e até participando diretamente em empreendimentos económicos. Todos estes países são aclamados como prova do sucesso do sistema de mercado livre. Mas, na realidade, eles foram notáveis exceções a esse sistema e e por isso que foram bem sucedidos. O mais recente milagre económico, a China, opera abertamente como uma empresa gerida pelo Estado.
Seguem se outros exemplos no texto do livro, terminando com uma série de recomendações de politicas a seguir:
1. O governo deve assumir uma liderança forte na promocao da economia.
2. O governo não deve assumir toda a economia e fazer uma micro gestão da economia a partir de cima, como aconteceu nos antigos países comunistas.
3. O governo deve criar objetivos políticos a longo prazo.
4. O governo deve assumir o controlo das principais industrias e serviço públicos e usar a sua influencia para promover o sucesso das empresas privadas e cooperativas.
5. O governo não deve estar em concorrência com empresas privadas e cooperativas mas, sim, agir como uma forca capacitadora para garantir que elas possam atingir o seu máximo potencial.
6. Os governos deveriam imitar o papel que tem sido desempenhado pelos governos em histórias de sucesso como a Escandinávia, Japão, Coreia e Singapura.
7. Os governos devem desenvolver uma estrutura industrial e de negócios sustentável que priorize a agricultura biológica, uma economia descentralizada e energias alternativas e que utilize matérias primas locais de forma ambientalmente correta.
Para saber mais informação sobre a necessidade de intervenção do estado para o desenvolvimento industrial ver: http://hussonet.free.fr/changwhy.pdf
Se quiser adquirir o livro: “Despertar para uma Nova Economia”, pode encomendar aqui mesmo no site, através da nossa loja.
Leave a Reply